Revista Philomatica

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Encante-se!

Encante-se! Afinal, mais um ano começou e a primeira semana do novo ano já se avizinha do fim, amanhã já é quarta-feira. A quarta, como todo mundo sabe, é um divisor. Em geral, já se vislumbra o final de semana e possíveis planos para os dias de descanso: um cineminha, uma caminhada, um teatro, um bebedeira... Ufa! As férias nem bem começaram. Falo como quem trabalha arduamente, de segunda a domingo, feito funcionário de shopping center. Mas nem todo mundo é funcionário padrão. Vejam só Brasília: lá, dizem, as férias anuais são trimestrais. Para tudo (é "para" sem acento mesmo, resolveram simplificar depois que tanta gente não sabia a diferença de pára e para; acho que nivelaram por baixo, quero dizer por cima - acabei de mencionar Brasília que abriga o pai de todos e aí conversa vai, conversa vem, o resto fica para as entrelinhas): judiciário, executivo, legislativo. Só continuam os esquemas: meias pra cá, cuecas pra lá, panettones... é uma festa!


Festa também é a torcida do Corinthians! Mais de seis mil pessoas em plena segunda-feira!?! Pra receber o Roberto Carlos. E eu? Jesus Cristo eu estou aqui e vejo uma nuvem branca que vai passando... Não, não é branca. Me corrijo. É cinza, preta. Bem, não importa a cor e o resultado é o mesmo. Chove em São Paulo e chove no Brasil, mas mesmo assim é preciso encantar-se porque, afinal é ano novo.


Ano novo e minha caixa de e-mails está repleta de messagens encorajadoras. Confesso: muitas acho uma babaquice; outras, poucas, raras, raríssimas, me comovem. Fico pensando em como o sujeito foi criativo, em quanto tempo gastou pensando naquela enormidade de palavras ajustadas para te fazer não esquecer justamente daquilo que ele se esqueceu durante todo o ano anterior. Às vezes os leio (os e-mails) pensando que estão me sacaneando. Por quê? Ora, lá pelas tantas aparecem frases como: Trabalhe com afinco; Lute! nada nos é dado de graça! Que povo chato! Eu sei que nada é de graça e nem era preciso me lembrar, pois, afinal, o porteiro já o fizera quando me entregou o boleto do condomínio (com aumento), o IPVA (com aumento), a multa de trânsito (corrigida) e etc, etc, etc.


Mas ainda assim gosto dos e-mails - mesmo que tenha que excluir muitos deles sem sequer abri-los. O último que abri me aconselhava: encante-se, nunca perca o prazer de encantar-se. Só isso valeu a pena toda a baboseira que li antes e que você certamente está lendo agora.


Por isso encante-se.