Revista Philomatica

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Trapaça com a língua

Há dias me veio à memória uma historieta que ouvi de uma professora que tentava incutir em mim e nos colegas a importância dos sinais gráficos. Um ponto, uma vírgula podem decidir destinos, dizia. E contava:

"Há muito tempo, em um reino muito, muito distante, numa época de guerras, os soldados, poucos antes de partirem para guerra, ansiosos e temerosos com o que pudesse lhes acontecer, procuravam uma cigana. A cigana, impassível, predizia o futuro de todos. Na guerra, claro, reuniam-se e comentavam sobre os dizeres da cigana. Constatavam então que ela dissera a todos a mesmíssima coisa. Acontece que durante as batalhas muitos deles morreram. Os que voltaram, dirigiram-se à cigana. Disseram-lhe: disse a todos nós o mesmo, no entanto, muitos de nossos amigos pereceram na guerra, e, nós aqui estamos. Pediram-lhe explicações, ao que a cigana respondeu-lhes: "Vocês é que não compreenderam bem. Na verdade disse a cada um algo diferente. Vejam: a cada um de vocês disse: Irás, voltarás, não morrerás na guerra. A cada um daqueles que ficaram disse: Irás, voltarás não, morrerás na guerra". Eis aí, a cada um a sua sentença. Dito isso, os soldados, resignados, deixaram a cigana.
O porquê dessa pequena narrativa? Trapaças em Brasília.
Semana passada li na impressa o golpe criativo do senador Francisco Dornelles, autor de uma emenda que criou polêmica sobre a abrangência da Ficha Limpa, lei votada recentemente, de inciativa popular, que o governo apostara que morreria na praia. Pois bem, o sr. Dornelles, ao constatar manchas nas fichas nada limpas de seus companheiros de tropa e, na tentativa de beneficiá-los, decidiu apelar. Partiu com sua esperteza e contou com a ingenuidade de outros, no caso, dos ministros do TSE. E o que fez Dornelles? Alterou a lei. Segundo ele, uma pequena alteração de tempos verbais. Vamos aos fatos: na Lei da Ficha Limpa, Dornelles trocou em cinco dispositivos a expressão "tenham sido" por "os que forem". Diante dessa alteração, a interpretação poderia ser equivocada, seriam inelegíveis, então, os políticos que forem condenados pela justiça - futuro, e não o que já tenham sido, ou que já foram - passado, condenados. Parece simples, não? Mas não é: essa pequena alteração equivaleria a manter a porteira aberta, ou quebrar a cerca e deixar o gado faminto (pela grana pública) invadir a plantação, regada pelo dinheiro do contribuinte e diariamente solapada pelo interesse privado.
É certo que a nova lei não vai banir de vez todos os políticos que têm ficha suja da vida pública, pois boa parte deles não têm condenação colegiada e poderá tranquilamente se candidatar nas próximas eleições. Achar que a partir de agora as eleições estarão expurgadas desse mal, puras, é pura ingenuidade, no entanto, me parece que nesse primeiro round, quem morreu na praia foi Dornelles, uma vez que os ministros do TSE consideraram que a mudança de redação introduzida no Senado foi de redação e não alterava o mérito do projeto. Parabéns ao TSE que não se deixou enredar pela emendinha malandra, supostamente ingênua, mas pensada para proteger amigos. Dornelles ficou na berlinda, embora, acredito, tenha acrescentado ao seu curriculum o quesito facilitador de candidaturas comprometidas, os famosos fichas sujas, pela intenção de trapaça na língua. Tivesse ele pensado alguma falcatrua com a vírgula, talvez até empurrasse alguma sujeira para debaixo do tapete. Felizmente não foi o caso.
Algumas historietas envolvendo a vírgula como mote:

A Fatalidade da Vírgula

Certa vez a czarina russa Maria Fyodorovna salvou a vida de um homem pela simples alteração de uma vírgula. Capciosa, ela não concordou com a decisão do marido, Alexandre II, em um determinado caso. Para isso, usou o seguinte artifício:
O Czar havia condenado o prisioneiro à morte em um calabouço, na Sibéria e ao final da ordem de prisão escrevera: "Perdão impossível, enviá-lo para a Sibéria". Maria ordenou que redigissem nova ordem e, fingindo ler o documento original, alterou a posição da vírgula, transformando a ordem para: "Perdão, impossível enviá-lo para a Sibéria".

A Vírgula e Alguns Milhões de Dólares

Inacreditável, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo enormes para os cofres do governo americano. Eis a história: na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso Americano em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: “plantas frutíferas, tropicais e semi-tropicais”.
Ao redigir o documento, um funcionário público acrescentou distraidamente uma nova vírgula, alterando o texto para: “plantas, frutíferas, tropicais e semi-tropicais”.
Isso fez com que todos os importadores de plantas americanos pleiteassem o direito de importação livre de impostos, o que causou a perda de uma fortuna em impostos aos cofres dos EUA. A lei só foi reescrita em 9 de maio de 1894 e o distraído funcionário público, ao que parece, sequer foi demitido.

A Vírgula da Blasfêmia

A vírgula já causou embaraço também para os religiosos. Em várias edições da Bíblia do Rei James, no Livro de Lucas, o capítulo 23, verso 32 é inteiramente alterado por uma vírgula. Não exatamente por ela, mas sim por sua inexistência. Na passagem que descreve os outros homens crucificados com Cristo, as edições erradas dizem: “E havia mais dois outros malfeitores”. A falta da vírgula colocou Cristo como malfeitor na própria Bíblia. O correto seria: “E havia mais dois outros, malfeitores”.

Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa)

Vírgula pode ser uma pausa… ou não.

Não, espere.

Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.

2,34.

Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.

Aceito obrigado.

Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.

E vilões.

Esse, juiz, é corrupto.

Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais : SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

Imagens: Todas disponíveis no Google Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário