Revista Philomatica

quarta-feira, 30 de março de 2011

Exposição: Gallimard, um século de edição

As Éditions Gallimard comemoram cem anos de vida. Para festejar tão célebre aniversário a BNF - Bibliothèque nationale de France inaugurou, em 22 de março, uma Exposição Virtual que conta a história do modesto comptoir d'édition, fundado em 1911 e que, considerado seu trajeto, acabou por se confundir com a história da literatura francesa do século XX. Nomes ilustres - franceses e estrangeiros - estão ligados à casa: Gide, Claudel, Aragon, Breton, Malraux, Joyce, Faulkner, Saint-Exupéry, Michaux, Sartre, Queneau, Ionesco, Pinter, Camus, Yourcenar, Duras, Modiano, Kerouac, Le Clézio, Kundera, Tournier...
O que se esconde por trás da famosa capa branca é um catálago de riqueza excepcional. Com base principalmente em documentos inéditos - manuscritos, fotografias, correspondências, fichas de leitura, cartazes - a Exposição Virtual percorre um século de história intelectual nos rastros de uma das mais prestigiadas casas editoriais francesas. Produzida em regime de co-edição, a Exposição Virtual está disponível no site da Gallimard como também no da BNF; o nome de cada instituição, no canto superior esquerdo da tela, permite encontrar um ou outro site.A exposição de fotos, com textos de Alban Cerisier, convida o leitor a percorrer um século das publicações da Gallimard em cinco etapas: 1909-1919: la littérature au comptoir; 1919-1939: la double enseigne; 1939-1945: les années sombres; 1946-1970: d'un Gallimard l'autre e 1970-2010: une nouvelle donne. Documentos de arquivo, traços manuscritos, correspondências, recadinhos escritos à mão e numerosas citações conferiram - e conferem - vitalidade à literatura ao longo de todos esses anos.
O leitor poderá refazer o percurso da Gallimard por diferentes caminhos: cronologia, prêmios literários e também acompanhando os sucessivos membros do conselho editorial e comissão de leitura. Há ainda uma trilha mais lúdica e com diversão garantida através de uma seleção de livros oferecida ao jovens.
Há promessas de que o site brevemente terá novidades: visita guiada com a possibilidade de download em MP3 e comentários orais dos principais documentos da exposição. Após o passeio, você poderá encontrar estes comentários online, além, é claro, de explorar todo o material exposto com a ajuda e facilidade dos modernos breguetes da informática.
O arquivo deverá crescer, pois a exposição será complementada com importantes dados de literatura estrangeira, que também encontrou abrigo sob as asas da Gallimard. Logo haverá uma outra novidade: um arquivo pedagógico cujo tema é "ler, escrever, publicar", para que os estudantes possam acompanhar todas as etapas de uma publicação: do manuscrito ao livro nas mãos do leitor. As funções do manuscrito na escritura, a relação do escritor com seu primeiro leitor - ao longo destas etapas os alunos serão incentivados a usar as fichas de leitura dos membros do conselho editorial da Gallimard para aconselhar ou recusar a publicação de um texto -, as correções e reescrituras, a escolha do título, a capa, a escolha do melhor tipo de publicidade, a promoção do lançamento, as prováveis reedições, enfim, tudo será estudado e, a cada passo, estudos de caso serão oferecidos.
Também será disponibilizado o aplicativo pages lues - páginas lidas, isto é, a leitura de numerosos manuscritos, fichas de leitura e correspondências, o que permitirá a decodificação de milhares de páginas escritas à mão, diga-se, nem sempre tão acessíveis ao público não habituado a este tipo de leitura.


Imagens: Todas obtidas no site da Exposição: 1) Catalogue général de la Librairie Gallimard mai 1923, Couverture, © Archives Éditions Gallimard; 2) Le Temps retrouvé, de Marcel Proust , Brouillons autographes, 2 cahiers, 69 et 75 f., 22 x 17 cm. et 25 x 19 cm., BnF, département des Manuscrits, NAF 16691, 16697., © Archives Éditions Gallimard.


Nenhum comentário:

Postar um comentário